quinta-feira, 3 de julho de 2008

Produção de Bioetanol



Destilação simples


A destilação é o método de separação baseado no fenómeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. Em termos práticos, quando temos duas ou mais substâncias formando uma mistura líquida, a destilação pode ser um método adequado para purificá-las: basta que tenham volatilidades razoavelmente diferentes entre si.






Fermentação alcoólica


Na fermentação alcoólica, o ácido pirúvico (3C) é descarboxilado e, assim, liberta CO2 e origina uma molécula de acetaldeído, que é reduzida a etanol (C2H5OH). Essa redução deve-se à transferência de electrões do NADH, formado durante a glicólise, que passa à sua forma oxidada (NAD+), podendo ser novamente reduzido. O rendimento energético final é de 2 ATP, formados durante a glicólise, sobrando ainda grande parte da energia da glicose armazenada no etanol.



Na realização pratica da experiência ocorreu um erro experimental: a água de cal não turvou.
Após a execução repetida da experiência, chegamos à conclusão que a água de cal não turvava. Este facto deve-se, possivelmente, ao fermento não se encontrar nas melhores condições de conservação logo estes impedimentos puseram em causa a continuação da produção de Bioetanol não podendo ser assim realizado o passo seguinte (Destilação simples).

Sem comentários: